Nesta quinta-feira (4), 34 jovens da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) foram contratados por empresas da região por meio do Programa Jovem Aprendiz.
O processo seletivo teve início em agosto com orientações e recrutamento nas unidades. Em seguida, os alunos foram encaminhados para entrevistas com as empresas. Treze instituições parceiras abriram vagas em diversas áreas.
A iniciativa tem como objetivo auxiliar os jovens a conquistar a primeira oportunidade profissional, sendo o programa de aprendizagem uma das principais portas de entrada. Atualmente são quase 393 alunos inseridos no mercado de trabalho por meio do Jovem Aprendiz.
“É uma oportunidade que ele está tendo que na minha época não tinha”, disse Claiton Alves, pai do Gabriel, de 16 anos, que foi chamado para trabalhar numa empresa farmacêutica. O jovem está animado com a chance. “É uma oportunidade muito boa, tem vários benefícios e vou adquirir experiência”, afirmou.
Ana Clara, de 16 anos, foi contratada pela Johnson e estava ansiosa para iniciar. “Estou realizada, vai me ajudar futuramente a conseguir outros empregos”.
“É um presente para o pai, né, ver a filha já ingressando no mercado de trabalho logo cedo. A Fundhas dá essa chance gigantesca para os jovens, então tem que aproveitar”, comentou Alisson Pereira, pai da Ana.
Programa de Aprendizagem
O Programa Jovem Aprendiz é uma forma de contratação de profissionais de 14 a 24 anos com o objetivo de estimular o primeiro emprego e a formação profissional.
A iniciativa é fruto da Lei nº.10097/2000 da Aprendizagem, que diz que todos os estabelecimentos devem empregar um número de jovens aprendizes que corresponda de 5% a 15% do total de seus funcionários.
Por meio do programa, os estudantes terão registro em carteira de trabalho e direitos trabalhistas garantidos, como salário mínimo hora, 13º salário, FGTS, férias, vale-alimentação, vale-transporte e um dia por semana de curso teórico no Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza).