Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
goo
Clínicas Sul inicia atendimento para acidentes com escorpiões
São José dos Campos
Publicado em 04/02/2025

O Hospital de Clínicas Sul iniciou, nesta segunda-feira (3), as atividades do Ponto Estratégico de Soro e Antiveneno (PESA), disponibilizando o soro antiescorpiônico para ampliar o atendimento emergencial às vítimas de picadas de escorpiões.

Com essa iniciativa, o hospital passa a tratar os pacientes de forma ágil e eficaz, ampliando a capacidade da rede pública na resposta a casos de acidentes com animais peçonhentos.

O serviço especializado conta com profissionais treinados e está disponível 24 horas, todos os dias da semana.

Além do Hospital de Clínicas Sul, o Hospital Municipal e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Francisco Xavier também contam com um PESA, e seguem como referência para picadas de aranhas, cobras, escorpiões, entre outros.

Orientações e cuidados

Os escorpiões são animais de hábitos noturnos, terrestres, que caçam insetos, sendo a barata seu principal alimento nas cidades. Escondem-se em locais sombreados e preferencialmente úmidos como buracos no solo, túmulos, dormentes de linhas de trem, madeiras, entulhos, pedras, materiais de construção, frestas nas paredes, caixas de luz, encanamentos, bueiros, caixas de gordura, esgotos, roupas e calçados.

Caso encontre ou identifique possível abrigo do animal, basta entrar em contato pela Central 156 (telefone, site e aplicativo).

A reprodução ocorre principalmente na primavera e no verão, quando se tornam mais ativos, aumentando o risco de acidentes. Os escorpiões não põem ovos, os filhotes desenvolvem-se dentro da mãe. Uma ninhada pode ter até trinta filhotes, que ficam nas costas da mãe até a primeira troca de pele.

A gravidade do acidente varia conforme o local da picada e a sensibilidade do acidentado. É grave em crianças menores de 10 anos e idosos.

Medidas preventivas:

• Vedar soleiras das portas principais e telar janelas, rebocar paredes e muros para que não apresentem frestas
• Usar telas em ralos externos e grelhas, vedar bem caixas de gordura e de esgoto
• Vedar conduítes, pois escorpiões circulam pela fiação
• Nos ralos internos colocar “tampa abre e fecha” e manter fechado
• Nos ralos de pias e tanques sempre utilizar o “ralinho japonês”
• Não acumular entulhos, materiais de construção, madeiras ou folhas secas
• Evitar plantas ornamentais muito densas e trepadeiras junto aos muros e paredes
• Manusear materiais de construção e de jardinagem com luvas de couro
• Manter camas e berços afastados das paredes
• Não utilizar inseticidas nas redes de esgoto

FONTE: PMSJC

Comentários