A Prefeitura de São José dos Campos encerra o ano com importantes avanços na Segurança pública, reafirmando seu compromisso com o bem-estar da população.
Por meio da Secretaria de Proteção ao Cidadão, que é responsável pela Defesa Civil, Fiscalização de Posturas e Guarda Civil Municipal (GCM), foram realizadas ações essenciais de cuidado em prol da qualidade de vida dos munícipes.
Nova Estrutura e Investimentos
Os investimentos em tecnologia, capacitação e infraestrutura marcaram o ano. A GCM ganhou uma nova sede de 2.850 m², modernizada e equipada, com investimento de R$ 4,97 milhões.
Na região norte, a inauguração da nova sede do Samu e do Corpo de Bombeiros, fruto de um aporte de mais de R$ 1 milhão, atendeu a uma demanda histórica, proporcionando mais agilidade no atendimento às ocorrências.
Centro de Segurança e Inteligência
O Centro de Segurança e Inteligência (CSI) foi um dos grandes destaques em 2024, marcando avanços significativos em monitoramento e resposta rápida.
Ao longo do ano, o CSI atendeu 665 ocorrências, com a detenção de 379 pessoas, sendo 140 procurados, e recuperou 150 veículos. Esses resultados foram fundamentais para consolidar São José dos Campos como referência em segurança pública.
A cidade alcançou uma nota de 681 na pesquisa Indsat e registrou 86,2% de aprovação popular no setor.
O CSI também se firmou como modelo nacional, atraindo olhares de todo o Brasil e do exterior. Em 2024, foram recebidas 1.051 visitas ao centro, incluindo delegações de 10 estados brasileiros e representantes de 6 países, como China, Estados Unidos, Coreia do Sul, Reino Unido e África do Sul.
Defesa Civil: Prevenção e Proximidade
A Defesa Civil ampliou suas ações em 2024, incorporando novas tecnologias e fortalecendo a proximidade com a população.
As iniciativas educativas foram destaque, com 35 visitas a escolas, 37 ações itinerantes e 12 apresentações comunitárias, que resultaram na captação de 150 voluntários. Para reforçar a prevenção, o número de Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) foi ampliado de três para 19, capacitando moradores de áreas de risco para reconhecerem sinais de perigo e agirem adequadamente em emergências, reduzindo os impactos de desastres e protegendo vidas.
A integração de dados das 8 estações pluviométricas do Cemaden com as 35 estações meteorológicas locais garantiu análises climáticas precisas e em tempo real, aprimorando a eficiência nas ações preventivas e de resposta. Como resultado desse trabalho, a Defesa Civil atendeu 2.236 ocorrências ao longo do ano.
Além disso, um novo sistema para o envio de alertas de emergência da Defesa Civil Municipal foi lançado neste mês.
Os alertas, enviados por SMS, informam sobre riscos como:
- Inundações ou alagamentos
- Chuvas intensas com possibilidade de raios e ventos
- Solo encharcado e risco de deslizamentos
- Orientações de segurança em situações de emergência
Fiscalização de Posturas
O Departamento de Fiscalização de Posturas foi protagonista no combate à perturbação do sossego público, garantindo mais tranquilidade para a população.
Ao longo do ano, foram aplicados 111 autos de infração e multa, emitidas 100 notificações e realizadas 51 interdições em estabelecimentos que desrespeitaram a legislação vigente.
Além disso, o órgão intensificou ações em imóveis abandonados ou com acúmulo de objetos. Em parceria com as secretarias de Manutenção da Cidade e de Saúde, além do setor jurídico da Prefeitura, foram recolhidas 44,76 toneladas de materiais inservíveis, promovendo mais segurança, saúde e qualidade de vida para os moradores.
Já para quem cumpriu as normas, o ano trouxe motivos para celebrar: 28 novos ambulantes receberam licenças, elevando para 428 o número de trabalhadores regularizados, fortalecendo o comércio local e incentivando a economia da cidade.
São José Unida
Criado pela Prefeitura em 2017 e instituído pela Lei 10.311/21, o programa São José Unida reúne diversas forças de segurança em uma ampla força-tarefa para prevenir e reduzir os índices de criminalidade em São José.
Desde sua implantação, o programa já realizou mais de 700 ações, que contribuíram significativamente para a segurança da cidade. Entre os resultados, destaca-se a redução de 67,7% no número de homicídios de janeiro a outubro, em comparação ao mesmo período de 2016.
Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), os casos caíram de 62 em 2016 para 20 em 2024.
Outro avanço notável foi a queda de 84,2% nos roubos de veículos, que passaram de 701 registros em 2016, para apenas 111 em 2024, reforçando o impacto positivo do programa na qualidade de vida dos moradores.
O programa integra a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Federal, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, DFPM (Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais), Secretaria de Mobilidade Urbana e Detran-SP.