Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
goo
Finep apoia desenvolvimento de chip que vai aumentar a capacidade de transmissão de dados em rede
Brasil
Publicado em 28/10/2024

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Comunicações (Funttel) e parceria com o Ministério das Comunicações, apoiou o desenvolvimento de um chip inovador para transmissão de dados por fibra óptica no Brasil.

O novo chip fotônico, com apenas cinco milímetros e capacidade de transmissão de até 1,2 terabytes (Tbps) de dados por fibra óptica, foi criado pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD) e promete abrir novas possibilidades para a internet do futuro.

Este chip é fruto do projeto Teranet — Sistemas Ópticos em 1 Tb/s para a Internet do Futuro, iniciado em 2018 com apoio das mesmas instituições, voltado ao desenvolvimento de algoritmos, técnicas de processamento de sinais, amplificação óptica e dispositivos de fotônica integrada. O projeto fornece a base para melhorar o desempenho e a capacidade das redes ópticas no Brasil, atendendo à crescente demanda das redes 5G e 6G, bem como novas aplicações, como streaming, realidade virtual e aumentada.

A pesquisa também incorpora tecnologias avançadas, como processamento digital de sinais e integração de transceptores ópticos (que unem transmissor e receptor em um único dispositivo), além de técnicas de amplificação óptica com banda estendida e métodos de controle para redes ópticas flexíveis.

O objetivo é expandir a capacidade de transmissão de dados nas redes para acompanhar a evolução tecnológica e o aumento do uso da internet, que exigem conexões mais rápidas e maior capacidade de transferência de dados.

O chip fotônico utiliza luz (fótons) em vez de eletricidade para processar e transmitir dados, sendo mais eficiente e veloz ao substituir circuitos eletrônicos convencionais por circuitos ópticos que controlam a luz.

Desenvolvido integralmente pelo CPQD, o chip inclui todos os componentes necessários para gerar e receber sinais ópticos modulados em alta velocidade. O CPQD também criou o protótipo da placa de circuito impresso para integrar o chip, resultando em um transponder óptico essencial nas comunicações por fibra óptica. Os protótipos foram validados no laboratório de sistemas de comunicação óptica do CPQD.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!