Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
goo
Prefeitura realiza serviços de drenagem na região norte
12/04/2024 12:50 em São José dos Campos

A Prefeitura de São José dos Campos investe em melhorias para aumentar a qualidade de vida da população em todas as regiões. Entre as ações está a microdrenagem em área urbana, com a instalação de jardim de chuva em praças e biovaletas a fim de diminuir os efeitos de alagamentos.

Nesta semana, as equipes da Prefeitura concluíram a reurbanização da Praça Tabajara, na Vila Jaci, que fica na região norte. Além da repaginada no piso do parquinho infantil, jardinagem com grama amendoim e novas espécies de plantas, o local ganhou um jardim de chuva com sistema que funciona como um reservatório de água.

A Praça Tabajara fica em uma via de descida e conta agora com jardim composto por camadas distintas, que recebe a água de chuva e absorve por meio de rachões, brita, terra, composto orgânico, plantas e flores. 

Uma galeria de águas pluviais também está sendo implantada na praça. A obra está prevista para ser entregue em maio deste ano e visa minimizar os problemas com alagamentos em época de chuvas.

Biovaletas

Outra medida de drenagem adotada pela Prefeitura são as biovaletas. Assim como o jardim de chuva, elas são infraestruturas verdes que atuam no escoamento de águas da chuva. O primeiro sistema está localizado no Terminal Sul da Linha Verde, no Campo dos Alemães (região sul). 

A utilização de biovaletas é uma abordagem eficaz para reduzir o risco de enchentes, já que a técnica usada prolonga o tempo de escoamento. Além disso, as biovaletas ajudam a promover a biodiversidade ao incorporar vegetação nativa em áreas urbanas contribuindo para a gestão sustentável dos recursos hídricos.



COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!