Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
goo
Receita Federal alerta para golpe do falso aplicativo do Imposto de Renda
09/04/2024 18:44 em Brasil

Com a expectativa de receber aproximadamente 43 milhões de declarações do Imposto de Renda até o dia 31 de maio, a Receita Federal alerta os contribuintes para uma série de tentativas de golpes por parte de criminosos.

Campanhas maliciosas foram identificadas visando induzir os usuários a baixar e instalar aplicativos falsos nas lojas de aplicativos para dispositivos móveis, como a Google Play Store para dispositivos Android ou a App Store para dispositivos iOS. Este alerta foi emitido pelo Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov).

Para evitar ser vítima de golpes, a recomendação do CTIR Gov é que o cidadão baixe somente o aplicativo disponível no site da Receita Federal e utilize apenas essa página para fazer sua declaração. O aplicativo está disponível neste link para Android , e neste para IOS . Já o site oficial pode ser encontrado clicando aqui.

Como fazer a declaração do Imposto de Renda on-line

A primeira etapa para fazer a declaração on-line é acessar o sistema ou baixar o programa, preencher as informações que devem ser declaradas e, em seguida, enviar à Receita Federal.

A declaração online e por app para celulares e tablets possui algumas limitações. Clique aqui para saber quais são. Se não for possível fazer a declaração por um destes canais, baixe o programa e instale no seu computador, disponível neste endereço.

A página da Receita Federal com todas informações está disponível neste link.

Os dados solicitados para fazer a declaração on-line são: nome, endereço, NIT/PIS;  Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), data de admissão, data de nascimento, CPF, naturalidade, sexo e ocupação.

Os valores arrecadados com o imposto de renda contribuem para o desenvolvimento do Brasil, financiando a saúde, educação, segurança e inúmeros serviços públicos prestados ao cidadão brasileiro. Para saber quem tem obrigatoriedade de fazer a declaração, clique aqui.

 

Link: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias/2024/abril/receita-federal-alerta-para-o-golpe-do-falso-app-irpf

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!